quinta-feira, 8 de junho de 2017

FORMAÇÃO DE ESPORTE PARALÍMPICO FOI REALIZADO EM SANTO ÂNGELO


Aconteceu nos dias 3 e 4 de junho de 2017, no Colégio Estadual Missões em Santo Ângelo uma Formação de Esporte Paralímpico para professores de Educação Física, assessores de esporte educacional e assessores de educação especial das Coordenadorias Regionais de Educação da 3ª Região do Estado.
A formação foi organizada pela Secretaria Estadual de Educação através da Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico, juntamente com a equipe pedagógica da 14ª CRE. Participaram da formação a 14ª CRE com sede em Santo Ângelo, a 17ª CRE com sede em Santa Rosa, a 21ª CRE com sede em Três Passos, a 32ª CRE com sede em São Luiz Gonzaga e a 36ª CRE com sede em Ijuí. Cada coordenadoria indicou 4 professores de Educação Física de sua região, um assessor de esporte educacional e um assessor de educação especial.
O evento teve como palestrantes a Professora Fernanda Michaelsen da 1ª CRE, Danusa Elena Zanella Assessora de Esporte Educacional da Seduc, Cleni Pires e Alice Maicá Assessoras da Educação Especial da 14ª CRE. Durante a formação foram abordados temas como contexto histórico do esporte e a pessoa com deficiência, educação física e paradesporto, conceitos sobre deficiências, prática de esporte numa perspectiva inclusiva. Além de aspectos mais específicos como atividades práticas para deficientes intelectuais, para deficientes visuais, e deficientes físicos. Ocorreu ainda uma vivência de Goallball, futebol de 5, voleibol sentado e atletismo inclusivo.
A abertura foi realizada pela Coordenadora Adjunta Regional de Educação Enida Teresinha Lange Sallet que destacou a atitude PARADESPORTIVA como oportunidade para a pessoa com deficiência através do esporte, participar de um processo de inclusão, que venha a valorizar seu potencial em busca da autonomia, auto-estima, criatividade, responsabilidade, cooperação, independência e socialização, visando uma participação plena na sociedade e a melhora da qualidade de vida.
Esta formação faz parte do processo de inclusão de alunos com deficiência nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), que neste ano já acontece a inclusão de alunos com deficiência na modalidade de Atletismo.

O assessor de esporte educacional da 14ª CRE Sidinei Both Hammes relatou que o evento ocorreu de forma muito proveitosa e com diferentes aprendizagens e que a ideia é multiplicar o que foi aprendido com os demais professores de educação física para desenvolver cada vez mais o esporte para todos, oportunizando uma maior inclusão dos alunos com deficiência nas escolas.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...