segunda-feira, 26 de junho de 2017

II ENCONTRO DA CIPAVE 14ª CRE


Nesta segunda (26), no GDF Os Farroupilhas, de Santo Ângelo, aconteceu o II Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, que reuniu as escolas que fazem parte do programa, juntamente com a comunidade escolar, autoridades e entidades que realizam trabalho de prevenção a violência. Esta atividade faz parte da culminância das ações realizadas nas escolas através da CIPAVE, com objetivo de orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar.
O encontro teve a participação do prefeito municipal, Jacques Barbosa, que falou sobre a importância de unir forças para que o programa tenha resolutividade, afirmou também que já esteve em contato com a primeira dama do estado a senhora Maria Helena Sartori, para a adesão em dois programas importantes, PIM e CIPAVE.
Segundo a Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE, Tania Santiago, a CIPAVE é uma ferramenta para dar o suporte para os profissionais de educação. É pensar juntos estratégias para o enfrentamento à violência e acidentes escolares. Afirma que os conflitos fazem parte da vida, o que precisa é saber lidar com eles, e uma maneira de mediar é através do diálogo.
 Pela parte da manhã aconteceu a palestra com a Tenente Berenice Zemper, que abordou a “Cultura de Paz: mediação de conflitos”. Seguindo com a apresentação do grupo de atores da Brigada Militar, sob o comando do Sargento Jeferson Fernandes, dramatizaram “Ação e Reação”, que enfoca o resgate de valores.
Já no turno da tarde, os alunos da escola Me. Catarina Lépori  apresentaram a música “Sementes do amanhã”. Posteriormente as psicólogas Débora Bueno e Iara Sartori abordaram o “O Pensar O Institucional: Possibilidades de mudanças no contexto escolar, relato de uma intervenção”.
A lei que instituiu as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) - em 26 de junho de 2012 é de autoria da então deputada Maria Helena Sartori, atualmente secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CERRO LARGO

Nesta sexta-feira (23), a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, juntamente com a equipe do setor pedagógico, rec...